Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Habbo.

terça-feira, 15 de março de 2022

Decreto de Retirada da Excomunhão e Reintegração | Congregação para o Clero

DOM MATHEUS CARDEAL LOURENÇO 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTOLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DI SANCT IOSEPH A CUPERTINO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO 


A todos que lerem este DECRETO, em especial os senhores Murilo Gryczak e Karol Rose, paz e bem.


"O Cristo contempla, sobretudo, os pecadores e oprimidos, não só os sãos e fortes. Ainda que a debilidade na fé e nas ações mereça, após isso, a repreensão e admoestação (Ap 3, 15-18), não se deve de modo algum privar aqueles da misericórdia eterna de Deus e de sua Igreja." [1] A misericórdia de Deus é uma grande graça que obtemos. Como agimos contra Deus tantas vezes e somos perdoados? Só o amor de Deus explica tudo isto.

 Assim sendo os já mencionados senhores, nos solicitaram seus respectivos retornos ao seio da Mãe Igreja, bem como aos seus ofícios eclesiásticos, outrora já exercidos no segundo grau do sacramento da ordem. E sendo delegado os casos a esta Congregação,  avaliamos com os devidos respaldos as circunstâncias e, agindo na enorme Misericórdia, com a inspiração de Deus Pai, determinamos:

 Perante as objeções da Igreja e seus fins, com arrependimento dos envolvidos que possuem a vontade de retornar à comunhão com a Fé Apostólica, por bem RETIRAMOS a excomunhão, de Murilo Gryczak e Karol Rose, sendo absolvidos das penas que até então contra eles pesavam, retornando na plena comunhão com o Romano Pontífice João III. 

 Do mesmo modo, REINTEGRAMOS ambos ao colégio Presbiteral, como Padres, e por fim como nossa responsabilidade os  INCARDINAMOS na Prelazia de São Félix, junto a seu Bispo Prelático Dom Pablo Maxi, devendo auxiliar-nos em todas as necessidades e ser leal a seus superiores locais conferidos.

 Por fim, rogo a São Félix e a Nossa Senhora da Assunção, para que estas missões sejam abençoadas e acompanhadas, com um ótimo retorno destes filhos a verdadeira fé cristã.

Dado e passado em Roma, na sede desta sagrada congregação, aos 15 (quinze) dias do mês de Março do ano  de 2022.

+ Matheus Cardeal Lourenço 
Prefeito da Congregação para o Clero


Eu subscrevi,

Diácono Perm. Frei Francisco Reis, OFM
Secretário do Prefeito


REFERÊNCIAS:
[1] Carta Aberta "Misericordiae Vultus", de Sua Santidade, o Papa Tiago.