DOM MATHEUS CARDEAL LOURENÇO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTOLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DI SANCT IOSEPH A CUPERTINO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO
A todos que lerem esse DECRETO, em especial o reverendíssimo Mosenhor Karol Wojtyla, paz e bem!
"Não obstante todas estas diferenciações, vós [sacerdotes] sois sempre e em toda a parte portadores da vossa vocação: sois portadores da graça de Cristo, eterno Sacerdote, e do carisma do Bom Pastor. E isto não podeis nunca esquecê-lo. A isto não podeis nunca renunciar. Isto deveis realizar a todo o momento, em todos os lugares e de todas as maneiras." [1]. A missão do sacerdote é conduzir o seu rebanho para o Cristo, pois se nele encontramos o sentido da vida, é para Ele que os sacerdotes do Altíssimo devem se voltar. Qual é o sentido da nossa missão, se não voltamos ao Cristo?
Ainda parafraseando a Carta aos Sacerdotes redigida por São João Paulo II na Quinta-Feira Santa de 1979 [2], há tantos santos para nos inspirarmos e vivermos nossa missão, dentre eles: São Vicente de Paulo, São João de Ávila, Santo Cura d'Ars, São João Bosco, São João Maria Vianney. Santos sacerdotes, que guiados pelo Espírito Paráclito, souberam amar a Deus através da evangelização e do serviço em prol das almas.
Partindo destas reflexões iniciais, o reverendíssimo Karol Wojtyla (Athys) solicitou a esta sagrada congregação a sua Reintegração como um padre ativo no Sacro Colégio Presbiteral, usufruindo de todos os direitos e cumprindo todos os deveres aos quais um sacerdote do Senhor é encarregado.
Diante disto, com todos os poderes a mim conferidos através da Constituição Ostium Ovium [3], informo que este reverendíssimo Mosenhor está REINTEGRADO E REABILITADO ao quadro de ativos do Sacro Colégio Presbiteral, devendo exercer suas funções como presbítero. Faça-se saber que também o INCARDINAMOS na Arquidiocese Primaz de São Salvador da Bahia, junto a seu Arcebispo Dom Iago Alves.
Desejo a você, sacerdote, toda a confiança, e envio minha bênção sobre sua missão, para que ele possa exercer um bom pastoreio, seja qual for a missão na qual o senhor será confiado. Para isto, recomendo que mantenha uma constante vida de oração e zelo, prezando pelas almas e fiéis que precisam do seu sim para a missão.
Por fim, rogo a São Francisco Xavier, padroeiro da Arquidiocese soterropolitana, para que sua missão continue sendo abençoada e bem conduzida por sua intercessão, a qual não nos abandona nas necessidades.
Dado e passado em Roma, na sede desta sagrada congregação, aos 21 (vinte e um) dias do mês de Fevereiro do ano de 2022.
+ Matheus Cardeal Lourenço
Prefeito da Congregação para o Clero
Eu subscrevi,
Diácono Perm. Frei Francisco Reis, OFM
Secretário do Prefeito
Secretário do Prefeito